Valéria Esteves Advogados
Planejamento Tributário: Prevenção e boas práticas visando uma Economia Tributária
O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Atualmente, há cerca de 63 tributos e 97 obrigações acessórias. Na atualidade, a carga tributária incidente sobre os serviços, é o maior vilão das empresas brasileiras.
Encontra-se tramitando no Congresso Nacional, uma proposta de Lei para unificar alguns impostos e acabar com as isenções fiscais. No entanto, ainda não existe uma previsão de reduzir a carga tributária, o que, de certo modo, impacta negativamente na receita de empresas seja de pequeno, médio e grande porte.
Por esta razão, empresas que possuem assessoria jurídica, com atuação preventiva, no sentido de formular um planejamento tributário de modo a diminuir sua carga tributária, podem se destacar e se manter no mercado por mais tempo.
Planejar tributos é tão essencial quanto planejar o fluxo de caixa ou fazer investimentos.
Para isso torna-se necessária a realização do planejamento tributário, consistindo em atos preventivos que visam reduzir o pagamento de tributos.
Enganam-se os administradores de empresas que confiam o pagamento dos tributos apenas aos seus contadores, pois uma empresa cujo corpo jurídico atua de forma preventiva, deve criar um planejamento tributário consistente e lastreado por aspectos legais sólidos, na intenção de promover a economia tributária.
Se sua empresa não possui um planejamento tributário eficaz, venha nos fazer um visita e descobrir como podemos lhe auxiliar.
Valéria Esteves Advogados
